MINI ALCACHOFRAS EM CONSERVA

segunda-feira, 15 de novembro de 2010 | Categoria(s): Verduras e Legumes Entradas Acompanhamentos
  • Tempo de preparo: 80 Min.
  • Rendimento: 4 Porções
  • 1 Estrelha2 Estrelhas3 Estrelhas4 Estrelhas5 Estrelhas Sem votos
    Loading ... Loading ...
Hoje foi dia de fazer conservas!!!
Gosto de ter sempre na geladeira esses potes, que de maneira geral duram cerca de dois meses quando bem acondicionados.
Quase tudo fica bom em conserva: batatinha bolinha, nabos, berinjelas, abobrinha, então use a criatividade e aproveite os legumes e frutos da estação.
Dica: Sempre sirvo essas conservas, acompanhadas de queijos (que para mim é a combinação perfeita) dando acabamento em um prato com carne ou completando uma tábua de frios.
mini-alcachofras-maria-cecilia-candelore

Ingredientes:                                  

12 mini alcachofras (Corte com uma faca as extremidades e apare o fundo)
1 xícara de vinagre de maçã ou arroz
½ xícara de água
2 colheres de sopa rasa de açúcar cristal
1 colhere sopa de sal
Dentes de alho á vontade
1 xícara de chá de azeite
1 colher de sobremesa de orégano

Modo de Fazer:

Leve uma panela com água ao fogo e quando ferver adicione 1 colher sopa de sal, 1 xícara de café de vinagre e coloque as alcachofras. Costumo colocar um peso para que elas fiquem bem dentro da água.
O tempo de cozimento é relativo ao tamanho delas, sendo que cozinham muito rápido (cerca de 10 min.). Vá espetando a ponta de uma faca no fundo e retire quando estiver “ao dente”. Reserve.
Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o sal, a água, o alho e os temperos, ferva por 5 min e desligue.
Escalde bem um vidro com água quente por 3 min. escorra, vá arrumando as alcachofras e os alhos no fundo ate a boca e despeje o liquido quente ate encher. Finalize com o azeite. Feche o vidro imediatamente e vire-o de boca para baixo até esfriar. Guarde em geladeira.

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

8 Comentários no Blog:

  1. Anonymous disse:

    Olá Cecília! Adorei a conserva de Erva Doce. Uma beleza que me pareceu “um vaso de murano”. Lindo, como tudo que você faz. Tanto no que se refere a beleza estética quanto a beleza dos pratos que você prepara. Parabéns. Quando quero preparar algo bacana em minhas festas, lembro-me do que já foi feito por você e acabo copiando.Não tenho nenhuma habilidade para criar.Esta conserva será mais uma delas.
    Lourdes Carvalho

  2. Ignez disse:

    “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”Antoine de Saint-Exupery. Cecília estamos adorando o blog. Parabéns!!!!

  3. disse:

    O pepino japones tava uma loucura de delicioso!!!
    eh gente eu “degusto” quase tudo que a Chef´s faz!!!
    Delicia Chef´s!! Cê arrasa né?!?!?!

  4. Virginia disse:

    Olá Maria Cecília, assim que eu provar as alcachofras em conserva, passo aqui para deixar a nota, tudo bem que eu já sei que estará maravilhosa! Parabéns pelo site e muito obrigada.

  5. Maria Alice disse:

    Uma excelente pedida para uma noite especial, como nesta sexta feira que a receita foi super apreciada. Agora, para um almoço de domingo, também especial, estou usando o líquido da conserva no tempero de costelinhas suina. Tenho certeza que vai ficar muito bom.

  6. Eunice disse:

    Ficou MARAVILHOSA minhas alcachofras minha querida Cecilia. Obrigada e parabens por ter receitas ótimas

  7. Cesar disse:

    Olá Maria Cêcilia, receita maravilhosa das mini alcachofras. Já fiz várias vezes e estou com uma dúvida: em alguns potes que fiz, o azeite fica “turvo” e não sei o porque e se isto representa um problema.. Gostaria da sua opinião.

    • Maria Cecília Candelore disse:

      Oi Cesar, muito obrigada. Olha eu sinceramente não sei. O me nunca ficou turvo. O vidro estava devidamente seco e esterilizado? Acho que talvez seja a qualidade do azeite, mas acho que não compromete o sabor.

Deixe seu comentário: