LENTILHAS VERMELHAS COM COSTELA DE VACA

domingo, 26 de maio de 2013 | Categoria(s): Sopas e Cremes
  • Tempo de preparo: 180 Min.
  • Rendimento: 6 Porções
  • 1 Estrelha2 Estrelhas3 Estrelhas4 Estrelhas5 Estrelhas Sem votos
    Loading ... Loading ...

As lentilhas, originária do Médio Oriente, estão atualmente difundidas na Europa, África e Ásia. Eram cultivadas no Egito antigo há mais de 8000 anos. Atualmente cultivam-se, sobretudo na Turquia, Índia, Canadá, Bangladesh, China, Turquia e Síria. Os escritos hindus sagrados consideram-nas como doces, adstringentes, refrescantes e favorecendo o sono.
A de cor laranja que foi a que utilizei nesta receita também é conhecida por lentilha vermelha partida (red split lentils), a cor e natural sem sofrer processos de industrialização.
É muito rica em proteínas, cozinha rapidamente (em torno de 10min), mudando a tonalidade (para amarelo) após seu cozimento. São utilizadas em cremes, sopas, saladas e receitas típicas da culinária árabe.
Esta eu comprei na França, mas já encontramos no Brasil em lojas especializadas em produtos árabes ou grandes supermercados.
É delicada e o sabor mais leve que a nossa tradicional verde.
Quis fazer um prato completo então associei uma carne.

Ingredientes:

500 grs. de lentilha seca vermelha (ou laranja)
1 batata grande em pedaços
1 xicara de café de azeite
5 pedaços de costela de vaca (aquela com mais carne)
2 colheres sopa cheias de manteiga
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de sal grosso
4 dentes de alho com casca
1 folha de louro
1 ramo orégano fresco
1 caldo carne 0% gordura
Sal a gosto
Salsinha

Modo de Fazer:

Tempere as costelas limpas com sal grosso, cebola ralada e alho amassado. Deixe marinar neste tempero por 2 horas.
Coloque em uma panela de pressão, leve ao fogo e quando levantar pressão ponha o fogo no mínimo e cozinhe por 40 min. Sempre falo que é bom olhar após 30 min., pois o tempo depende muito da quantidade de gordura que a carne tem.
Se precisar pingue água quente ate total cozimento.  Numa panela grande de fundo grosso, coloque a manteiga e os dentes de alho levemente amassados com a casca, o louro e vá colocando os pedaços de carne já cozidos,
só par dar uma selada. Reserve.
Numa panela cubra com água a lentilha, a batata e o caldo de carne. A água deve passar da cobertura umas três xicaras de chá. Deixe cozinhar e bata no liquidificador.
Leve ao fogo uma panela com o azeite, a cebola picada e o orégano fresco, doure, acrescente o creme batido, se precisar vá colocando água quente ajuste o sal (cuidado que já tem o caldo de carne que é salgado).
Você pode armar em pratos fundos o creme de ervilhas e colocar um pedaço de carne por cima, ou quando estiver terminando, acrescente a carne com o restante dos alhos e misture tudo. Salpique salsinha.
Deliciosa e leve.

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

Nenhum comentário no Blog:

Deixe seu comentário: