CHUCHU SALADA OU REFOGADO

terça-feira, 13 de agosto de 2013 | Categoria(s): Saladas Verduras e Legumes
  • Tempo de preparo: 20 Min.
  • Rendimento: 6 Porções
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Na minha infância lembro de chuchu dando em cercas, comum e de fácil manejo, dá o ano inteiro.
Por esse motivo é comum escutarmos “-dá mais do que chuchu na cerca”, referindo-se a algo que acontece frequentemente, muito comum.
” pra chuchu”: o mesmo que” muito” “isso é caro pra chuchu”: muito caro
Aquela fama que o chuchu tinha de “sem graça” já passou, graças as qualidades hoje atribuídas a ele como: rico em fibras, fácil digestão, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro, alem de ser um excelente diurético por conter muita água e o melhor, baixíssima caloria.
De sabor suave, o chuchu é comumente utilizado na composição de saladas, refogados, recheios de tortas, suflês, sopas e cremes.
 

Ingredientes:

3 chuchus pequenos
sal á gosto
azeite
extra virgem á gosto

Modo de Fazer:

Descasque os chuchus e corte em fatias não muito finas. Quanto menor o chuchu mais gostoso e verdinho vai ficar.
Coloque água e o sal em uma panela ,quando ferver jogue o chuchu e regue com o azeite.
Sem tampar cozinhe somente por 5 a 8 min. desligue e escorra imediatamente, regue azeite por cima ainda quente, misture e coloque na geladeira.
Sirva como salada com salsinha e cebolinha por cima. A água é a quantidade suficiente para cobrir o chuchu.
Quando faço refogado, é quase o mesmo tempo de cozimento, gosto dele crocante, e quando pequenos cozinham muito rápido.
Para isso refogo em azeite o alho e a cebola, acrescento o chuchu sempre picado em quadradinhos, mexo, tampo a panela e coloco o fogo no mínimo pelo mesmo tempo, 5 a 10 min. Se necessário pode pingar água. Também pode colocar uma pimenta verde fresca.

 

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