Ceviche

segunda-feira, 28 de outubro de 2013 | Categoria(s): Entradas
  • Tempo de preparo: 90 Min.
  • Rendimento: 8 Porções
  • 1 Estrelha2 Estrelhas3 Estrelhas4 Estrelhas5 Estrelhas 5 votos
    Loading ... Loading ...

ceviche topo

O Ceviche está para o Peru, como a Moqueca para a Bahia, o Churrasco para os gaúchos e assim por diante. É o prato típico daquele país.

Quando comi a primeira vez e vi que era peixe cru, imaginei como um sashimi, mas é muito diferente. A preparação do peixe, que deve ser totalmente imerso em suco de limão, faz com que ele “cozinhe” deixando um sabor muito agradável.

Para fazer um bom ceviche é indispensável um peixe cru de boa qualidade que esteja fresquíssimo. Ele não pode ser feito com peixe congelado.

Não moro no litoral, portanto costumo fazer este prato usando a tilápia, Saint Peter, ou Anchova Negra, que para mim, são peixes brancos de sabor e aroma mais leve. Sempre tenho encontrado em hipermercados onde peço para limpar o peixe na hora e tirar os filés para o preparo.

Então, vamos fazer esta receita que é simples de elaborar, ideal para entradas em dias quentes e sempre elegante.
Use para servir: taças abertas de champagne como as da foto ou copinhos, xícaras, saladeiras pequenas… ficam um charme!

 

Ingredientes:

4 filés de peixe branco

2 pimentas dedo de moça sem sementes e em rodelas bem finas

1 cebola roxa grande cortada finamente

6 limões tahiti grandes

1/3 de xícara de chá de azeite

salsinha picada á gosto

 

Modo de Fazer:

Pique os filés em quadradinhos pequenos, coloque em um recipiente de vidro ou louça e cubra com o caldo do limão. O peixe tem que ficar totalmente imerso no caldo, misture, coloque pedras de gelo por cima e leve a geladeira.

À parte, lave bem as rodelas de pimenta, retirando qualquer semente que tenha ficado e deixe de molho em água gelada que deve ser tocada umas 3 a 4 vezes. Isso tem que ser feito, porque senão fica muito picante e sobrepõe o sabor do peixe.

A mesma coisa será feita com a cebola picada, vai ficar dentro da geladeira coberta com água e gelo e deve ser trocada duas águas para retirar a acidez.

O peixe não deve ultrapassar duas horas de molho em limão. Escorra em uma peneira, coloque em um pirex limpo, escorra em peneira os outros ingredientes, cebola e pimenta. Costumo dar até uma enxugadinha de leve em papel toalha, só para tirar o excesso de água e misturo ao peixe levemente, junto com o azeite, uma pitada de sal e a salsinha.

Coloque em taças e sirva individualmente.

Dica: quando coloco nas taças, costumo ainda colocar mais um pouco de limão por cima e fileto um azeite extra virgem.

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

1 Comentário no Blog:

  1. Frederico disse:

    Excelente.

Deixe seu comentário: