CULINÁRIA MEDITERRÂNEA

domingo, 6 de fevereiro de 2011 | Categoria(s): Dicas e Curiosidades Culinárias
  • Tempo de preparo: Min.
  • Rendimento: Porções
  • 1 Estrelha2 Estrelhas3 Estrelhas4 Estrelhas5 Estrelhas Sem votos
    Loading ... Loading ...
 
 
Vamos falar um pouco da “culinária mediterrânea”.

Principalmente o norte da Itália é adepto desta culinária saudável, riquíssima em cores, sabores e texturas que com o uso de ingredientes leves e frescos, que invariavelmente envolvem vinho, pão, grãos em geral, verduras, legumes, pescados, amêndoas ou nozes, generosamente regados com o precioso líquido que atende pelo nome de azeite de oliva, valioso e benéfico óleo extraído das oliveiras.
Não é necessário ser um “expert” na cozinha. O gostoso é brincar com esta mistura de frutos, legumes e verduras fazendo variações de saladas apetitosas ao paladar e aos olhos.

Desde uma simples salada grega que utiliza só pepino e iogurte, ate as mais elaboradas, com endivias, radichio, queijos e nozes e temperadas com azeites e vinagres balsâmicos, etc.
Outra combinação curinga é a junção do alho, tomate, cebola e azeite, base de inúmeros pratos. Usa-se muito os legumes recheados, principalmente abobrinhas, pimentões e tomates, ou assados na brasa ou forno.
Postarei aqui algumas receitas.

OBS: Minha filha morou em Milão; e foi daqui com o compromisso de me enviar as dicas gastronômicas de lá. Todas as fotos foram tiradas por ela. Em especial, esses radicchios (que são primos da chicória) maravilhosos, aonde antes jamais encontraríamos aqui na região do Triangulo Mineiro, hoje é facilmente encontrado em feiras e supermercados e claro com um precinho bem mais ameno.

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

2 Comentários no Blog:

  1. wilson pinheiro do vale disse:

    Vou te processar pois quase morri afogado em salivas vendo suas receitas, feliz 2015

Deixe seu comentário: