TRDELNIK

segunda-feira, 16 de novembro de 2015 | Categoria(s): Gourmetour – Dicas de Viagem

Arquivo 04-11-15 08 42 22 

Ir a Praga na República Tcheca e não comer os tradicionais Trdelniks é como ir a Minas Gerais e não provar o pão de queijo, ir a Portugal e não comer pastéis de Belém.

download (1)

Trdelnik é uma receita do final do século 18, originário da região da Transilvânia e encontrados também em alguns lugares do leste Europeu, como Budapeste e Viena, mas nunca como os de Praga.

Arquivo 04-11-15 08 42 44

É uma massa de pão muito leve, que se parece com uma rosca delicadamente enrolada em cilindros de madeira e levados a assar e grelhar na brasa.

download

À medida que começam a ganhar cor grelhada, a manteiga é pincelada voltando a girar na brasa e exalando um aroma irresistível por todo o ambiente.

Depois, o Trdelnik é polvilhado com uma mistura de açúcar, canela e avelãs.

images (1)

Existem opções de vários recheios, sendo o mais comum a Nutella.

Você encontrará esta delicia por todos os lugares em barraquinhas espalhadas pela cidade de Praga.

Dica:

Não pegue o Trdelnik que está pronto, peça um que esteja ali rolando lentamente na brasa e acabando de dourar

Muitos ficam rodando como um espetinho já assado, apenas para ficar quentinho, mas sem a mesma qualidade.

Abaixo seguem sugestões de algumas barraquinhas, com nota 10.

 

Creperie U Kajetána

Nerudova 278/17, 118 00 Praha 1

Creperie U Kajetána está localizada abaixo da colina do Mosteiro Strahov e facilmente acessível a partir do Castelo de Praga – um dos melhores Trdelnik que comi  em Praga.  Podendo rechear o seu com uma variedade de coberturas de amêndoas, nutella, coco, caramelo, molho de baunilha, ou chocolate.

Trdelník (Canto da Cidade Velha e Železná St.)

Staromestske namesti 1, Praga 110 00

Este lugar está localizado a poucas lojas dentro do Relógio Astronômico em Železná St. Eles merecem nota 10, os Trdelník estavam frescos e perfeitamente  enrolados em uma mistura de amêndoas, canela e açúcar.

 

 

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

4 Comentários no Blog:

  1. Camila disse:

    Poxaaa queria tanto a receita!!!

    • Maria Cecília Candelore disse:

      Ola Camila, acredito que o segredo mesmo é ser enrolado naqueles cilindros para assar e logico tem que ser na brasa. A receita acredito ser como uma massa de pão doce experimente fazer assim:
      para 1/2 quilo de farinha, junte 250 gr. de manteiga e a mesma quantidade de açucar. Misture, acrescente 2 ovos e 1 colher de café de fermento biológico seco. Misture tudo em um processador. Tire e sove a massa até dar consistencia de enrolar. Deixe a massa descansar por meia hora. Depois é enrolar e assar.

  2. renata rodrigues gomes disse:

    eu gostaria de saber a receita da massa do trdelniks

    • Maria Cecília Candelore disse:

      Ola, acredito ser uma simples massa de pão doce, agora o segredo esta no cilindro e assada na brasa. Experimente: para 1/2 quilo de farinha, junte 250 gr. de manteiga e a mesma quantidade de açucar. Misture, acrescente 2 ovos e 1 colher de café de fermento biológico seco. Misture tudo em um processador. Tire e sove a massa até dar consistencia de enrolar. Deixe a massa descansar por meia hora. Agora é so enrolar e assar.

Deixe seu comentário: