PROVENCE – SUAS ERVAS E SEUS AROMAS

segunda-feira, 18 de agosto de 2014 | Categoria(s): Gourmetour – Dicas de Viagem

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-capa

A Provence é assim, você respira aromas por onde passa. Com certeza você terá que usar de toda a sensibilidade para aproveitar ao máximo esta atmosfera privilegiada de uma região dotada de uma beleza natural incrível aos olhos.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-d

 

Conhecida internacionalmente pelas famosas  “Herbes de Provence” , logo já vem em mente os roxos campos de lavanda, mas ela vai muito além disso.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-r

 

Lá as ervas têm um sabor e cheiro mais acentuados e isso se deve ao solo, ao clima, sol quase o ano inteiro, e a maneira correta do plantio, colheita e secagem, o que realmente faz a diferença.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-k

Andando por belos vilarejos da França, chegamos em Moustiers-Sainte-Marie, uma cidadezinha encravada na rocha, com ruelas de pedras medievais e casinhas com flores na sacada.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-n

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-m

 

Para minha surpresa, fui informada que não há uma receita padronizada do tão famoso mix Herbes de Provence. Entrei em uma lojinha de temperos, Les Jardins de Rémy, e logo toda sorridente uma típica francesa de nome Elisabeth nos recebeu e gentilmente foi me mostrando e explicando as combinações que criava com as ervas e sais.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-a

 

Um aroma que exalava  pela loja, me fez adquirir vários “blends” que estavam denominados para qual prato temperar: omeletes, saladas, específicos para  cordeiros, uma combinação somente para frutos do mar e peixes, enfim de enlouquecer qualquer gourmet.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-o

 

Também em Avignon no Marché Les Halles adquiri várias ervas em uma banca enorme com uma infinidade de combinações.

Obs: Tradicionalmente o mix Herbes de Provence, inclui: manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho. Alguns incluem lavanda, raspas de casca de laranja, menta, rosas e por ai vai.

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-t

 

maria-cecilia-candelore-provence-suas-ervas-e-seus-aromas-u

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

Nenhum comentário no Blog:

Deixe seu comentário: