PROVENCE – LAVANDAS

segunda-feira, 3 de novembro de 2014 | Categoria(s): Gourmetour – Dicas de Viagem

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-capa

Quando decidimos que iríamos para a França, na região da Provence, fiquei meses estudando qual seria a melhor época do ano.

Acredito que qualquer uma seria linda, mas quando se fala em Provence a primeira coisa que lembramos é da cor roxa dos campos de lavanda, que só estão assim 2 meses no ano, junho e julho, com muita sorte poderá encontrar ainda algum que não foi colhido em agosto.

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(6)

Como estávamos de carro, embrenhamos por estradinhas até chegar talvez no cartão postal mais visto da Provence, a Abadia de Sénanque. Fica bem próximo de Gordes na região do Luberon, dá para ir numa manhã, tipo bate e volta. Ali vivem monges que cuidam das lavandas, tem uma lojinha com vários produtos, souvenirs, livros, essências e tudo o que imaginar que a lavanda possa render.

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(5)

Mas me decepcionei, era meados de junho e os campos não estavam bem floridos e roxos como nos postais em julho. Mas vale a visita assim mesmo.

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(23)

Agora quando rumamos para a região do Plateau de Valensole, meu Deus, parecia uma miragem, abrimos os vidros do carro e sentíamos aquele aroma delicioso.

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(20)

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(18)

Paramos em uma destilaria; existem várias nesta rota e  enormes plantações de lavanda que pertencem a fábrica da L’occitane.

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(11)

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(12)

maria-cecilia-candelore-provence-lavandas-(15)

São  campos a perder de vista, com certeza os mais bonitos e “gorduchos” da Provence. Andei por eles, dividindo espaço com as inúmeras abelhas.

Outro canto imperdível é a região em volta dos cânions, Gorges du Verdon, passamos por campos enormes recheados de lavandas roxinhas.

A Provence realmente é uma miragem, cheia de cores, aromas e sabores. Quero voltar.

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

Nenhum comentário no Blog:

Deixe seu comentário: