CONFEITARIAS DE VIENA

quarta-feira, 4 de novembro de 2015 | Categoria(s): Gourmetour – Dicas de Viagem

Arquivo 04-11-15 06 26 59

 

Quando se fala em Viena a primeira referencia que temos são a música e a ópera, talvez uma das mais bonitas do mundo. Depois vem a Imperatriz Sissi e seus castelos.

Outra marca registrada são as centenas de confeitarias espalhadas por todos os lados.

Falarei em especial da Confeitaria Demel, uma das mais antigas do país com cerca de 230 anos. Imaginem um estabelecimento durar tanto tempo fazendo a mesma coisa?

7179399277_95ed57541d_m

Entrando pela loja, nos deparamos com um ambiente de madeira escura polida, estuque delicado, lindas cerâmicas e vitrines exibindo o refinamento, sabor e delicadeza de seus bolos, tortas e doces. Em destaque o bolo Esterhazi a base de nozes, ou as flores de violetas cristalizadas, os Katzenzungen (línguas de gatos) e os famosos strudels de maçã e damasco.

IMG_7295

 

Existe uma torta em especial que se tornou símbolo de Viena, a famosa Sacher, se destacando pela leveza pois sua receita não leva farinha. Coberta por uma ganache de chocolate amargo, recheada com geléia de damasco e seguindo a tradição austríaca, servida com chantilly.

Existe uma grande briga em torno desta torta, de um lado a Confeitaria Demel e do outro lado o Hotel Sacher. A confeitaria Demel alegava a compra dos direitos de produzir a torta com o neto do criador. Já o Hotel Sacher alegava ter ligações familiares com o criador da torta.

12065506823_7e2b059eff_o

Enfim após muita briga o direito autoral ficou com o Hotel Sacher, mas  a confeitaria Demel’s não deixou por menos e  decidiu continuar produzindo a torta Sacher usando o nome de Ur-Sachertorte. Na confeitaria Demel a geléia de damasco cobre a torta, enquanto no Hotel Sacher a geléia recheia a torta.

O que faz da torta Sacher ficar tão famosa e única é a leveza e a mistura de sabores entre o chocolate e o damasco, uma ótima combinação.

Sinceramente, experimentei as duas e não achei diferença.

Como uma das maiores apreciadoras da confeitaria e de sua torta, está a Imperatriz Sissi.

IMG_6242

Divididos em vários ambientes, estão um balcão na entrada somente para um café, digo de passagem com um ovo pochê incrivelmente no ponto certo, ou salas internas para um chá com toda a pompa que o lugar oferece. Também pode-se ver através de vidros, os confeiteiros realizando suas obras de arte.

IMG_6446

Para quem estiver por lá vale muito a visita à esta maravilhosa confeitaria.

 

Kohlmarkt 14
1010 Viena
Áustria

Innere Stadt

 

 

 

 

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

Nenhum comentário no Blog:

Deixe seu comentário: