FEIJOADA DA MARIA CECÍLIA

sexta-feira, 9 de setembro de 2011 | Categoria(s): Carnes
  • Tempo de preparo: 150 Min.
  • Rendimento: 12 Porções
  • 1 Estrelha2 Estrelhas3 Estrelhas4 Estrelhas5 Estrelhas Sem votos
    Loading ... Loading ...
 

Ingredientes: 

1 Kg de feijão preto
500 g de carne seca (só uso o Charque traseiro)
500 g de costelinha de porco salgada ou defumada
3 peças de paio
4 peças de rabinho salgado ou fresco
2 pezinhos cortados em 4
2 peças grandes de linguiça calabresa
200 g de bacon cortados em cubos médios
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho grandes
1 maço de cheiro verde
1 pitada de cominho
8 folhas de louro
1 laranja inteira lavada com a casca
Pimenta verde a gosto (bode, malagueta, etc).
 

Modo de Fazer:

               
Lave o feijão e coloque-o em um recipiente fundo com água passando 4 dedos. Deixe dentro da geladeira de molho por 12 horas.
À parte em outro recipiente coloque de molho o pé e o rabinho juntos e troque a água por 4 vezes. Isso somente se eles forem salgados, senão vá para o próximo passo.
Também a mesma coisa com a carne de charque, a costelinha, mas em recipiente separado.
Corte a carne seca em pedaços e ela já dessalgada, coloque em panela de pressão, cubra com água, 1 folha de louro e deixe cozinhar até estar ao dente, pois é uma carne dura e se colocar assim direto no feijão ficará dura.
A mesma coisa você fará com o pezinho e o rabo, que podem ser colocados juntos e somente água e louro, assim que levantar pressão, mais ou menos 25 min de cozimento, desligue e escorra toda a água.
Tire aquela película do paio e da calabresa e corte-os em rodelas e coloque em uma panela com água cobrindo (não precisa ser pressão) e deixe cozinhar por 20 min. Escorra toda a água.
Em uma panela bem grande, coloque o feijão na mesma água que ficou de molho e acrescente o dobro de água quente e deixe cozinhar com 4 folhas de louro.
Quando ferver, acrescente uma laranja inteira com a casca, a carne seca que já foi previamente cozida, o pezinho e o rabo. Deixe cozinhar junto por mais ou menos 1 e meia hora. Vá sempre adicionando água quente (nunca fria). Retire a laranja e despreze.
Após este tempo acrescente os defumados, como costelinha, paio, calabresa. Continue cozinhando por mais 1 hora e adicionando água aos poucos.
Em uma frigideira á parte, refogue os pedaços de bacon em um pouco de azeite, deixe soltar a gordura, despreze totalmente esta gordura e coloque mais um pouco de azeite para junto com o bacon, refogar toda a cebola e o alho picados, o cominho e a pimenta.
Jogue todo este refogado dentro da panela de feijoada, ajuste o sal e acabe de chegar o cozimento final.
Sirva acompanhada de laranjas lascadas, arroz branco, couve picada, molho apimentado e farofa.

Dica:

- quando o rabinho, o pezinho, as calabresas já foram pré-cozidas, coloco em
uma forma, cubro com papel aluminio e levo ao forno com ramos de alecrim fresco, por aproximadamente 1 hora; desprezo toda a gordura que soltou no forno, retiro só os pedaços e só ai acrescento ao feijão.
Dá mais trabalho, mas fica muito saborosa e menos gordurosa.

 

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

2 Comentários no Blog:

  1. Anonymous disse:

    A minha receita segue esses passos, apenas gostaria de saber pra quantas pessoas voce serve esta quantidade?

  2. Quem sou eu disse:

    Ola, tranquilamente ela serve 40 pessoas se voce servir com os acompanhamentos, como, couve picada( uns 4 maços), umas 12 laranjas lascadas, farinha, faço o molhinho á parte com pimenta e arroz. Ás vezes para esta quantidade costumo ainda cozinhar com bastante caldo separadamente mais 1/2 k de feijão, para quando começar a rececar, vou adicionando ao que ficou.

Deixe seu comentário: