BOCHECHA DE PORCO AO VINHO

sexta-feira, 7 de junho de 2013 | Categoria(s): Carnes
  • Tempo de preparo: 80 Min.
  • Rendimento: 4 Porções
  • 1 Estrelha2 Estrelhas3 Estrelhas4 Estrelhas5 Estrelhas 1 votos
    Loading ... Loading ...

Cresci em uma família com o maior preconceito em relação à carne de porco. Na minha casa só entrava pernil assado e mesmo assim no natal.
Com o tempo fui vencendo isso e mesmo porque a “carne de porco”, mais conhecida hoje como carne suína, não é mais aquela vilã que fazia tanto mal á saúde.
Hoje dizem que é uma das carnes mais consumidas no mundo, e realmente pude vivenciar isso agora na minha estada pela Europa, com certeza por lá muito mais consumida que a carne bovina, que segundo informações pelo lado econômico, o custo é bem menor.
Enfim hoje no Brasil esta carne encontra vários defensores, desmistificando-a e ate valorizando seu lado nutricional em relação as outras carnes, sem falar que o seu sabor é delicioso.
O Alentejo, região sul de Portugal, dotada de imensas planícies a perder de vista aonde neste cenário se encontra o habitat natural do porco preto.
O porco alentejano, ou Porco Preto é criados em regime de pastoreio, alimentam-se de bolota (castanha de uma arvore) e ervas. Respeitam seu tempo de abate, e nunca antes dos 18 meses, em decorrência disso, dão origem a uma carne de sabor requintado e qualidade incomparável.
Por lá comi uma parte do porco nunca experimentado: Bochecha de Porco e tenho que confessar que estava maravilhoso o prato. Era servido como vêm na foto com castanhas portuguesas e preparadas com vinho tinto e acompanhado por um purê.
Chegando aqui, fui a um açougue, levei a foto, e depois de várias tentativas, conseguimos o corte certo, que contou com a atenção do açougueiro e sua colaboração.
Fiz adaptações do prato para o nosso Brasil.
Nem sempre achamos a castanha portuguesa então a troquei pela batata doce e tirei o purê de acompanhamento, pela couve.
Sem preconceitos, experimentem, vai valer a pena.

Ingredientes:

8 bochechas de porco inteiras
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa bem rasa de sal
1 cebola pequena ralada finamente
6 folhas de louro
1 pitada de pimenta do reino
1 xicara café de vinagre balsâmico
½ xicara de chá de vinho tinto
½ xicara de chá de vinho do porto
1 batata doce rosa cortada em rodelas grossas e pré-cozidas
Couve picada fininha

Modo de Fazer:

Faça uma marinada com todos os temperos e depois de limpas, coloque as bochechas de porco de molho e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Leve ao forno preaquecido coberto com papel alumínio e deixe por 40 min. Descubra e acrescente a batata doce em volta da carne, imersas no vinho e deixe no forno até dourar, sem ressecar, cerca de mais uns 40 min.
Sirva com a couve crua.

Enviar para e-mail

Comentários via Facebook:

1 Comentário no Blog:

Deixe seu comentário: